Categorias

Apresentações - Notícias

GEOGRAFIA INUTIL…

*** Transferido devido a chuva para terça-feira, dia 27/06, no Largo da Alfândega (entre a Alfândega e o Mercado Público), às 12h! A banda Geografia Inutil…, do ERRO Grupo, realiza show gratuito de estreia e lançamento do LP.

Banda Geografia Inutil…, do ERRO Grupo, apresenta show e lança LP

 

10256912_10202119519968802_7535454091169357483_n 

Geografia Inutil… we don’t play, this is not a play, it is a concert, and it is a show.

Land that brings identity, cultural constructions or/and inheritance, separated by lines, tracks and frontiers but unified inside the globe. One of the implications of globalization is cultural juxtaposition, where what is true is also false. Geografia Inutil… aims to look at the emptiness of cultural stereotypes.

The band releases the Long Play which builds culture and also has its B-side.

Geografia Inutil… não jogamos, isso não é um jogo, é um concerto e é um show.

A terra que traz identidade, construções culturais e / ou herança, é separada por linhas, faixas e fronteiras, mas unificada dentro do globo. Uma das implicações da globalização é a justaposição cultural, onde o que é verdadeiro também é falso. Geografia Inutil… visa a olhar para o vazio de estereótipos culturais.

A banda lança o Long Play que constrói a cultura e também tem o seu lado B.

Geografia Inutil… no jugamos, esto no es un juego, es un concierto, y es un show.

Que la tierra trae identidad, construcciones culturales o / y la herencia, por líneas separadas, las pistas y las fronteras, pero unificó el interior del globo. Una de las consecuencias de la globalización es la yuxtaposición cultural, donde lo verdadero es falso también. Geografia Inutil… tiene como objetivo analizar la vacuidad de los estereotipos culturales.
La banda lanza el Long Play, que construye la cultura y también tiene su lado B.

Geografia Inutil… nu jucăm, nu e o o piesă. Este un concert și este un show. Spațiu al identităților, construcțiilor și/sau ale moștenirilor culturale, separat de linii, trackuri și frontiere dar unificate înăuntrul globului. Una din implicațiile globalizării este juxtapunerea culturală, când ceea ce este adevărat e și fals în același timp. Geografia Inutil… își propune să vorbească despre goliciunea stereotipurilor culturale.

Formația (Geografia Inutil…) lansează L.P.-ul care construiește cultural și are și un B-Side.

A banda Geografia Inutil…, do ERRO Grupo, realiza um show gratuito na próxima segunda-feira (26) no Largo da Alfândega, Centro de Florianópolis, ao meio-dia. O show não é uma peça teatral, é uma apresentação que engloba música e atores que utilizam textos em sete línguas diferentes: latim, francês, italiano, espanhol, português, romeno e inglês. Criado pelo ERRO Grupo em parceria com o dramaturgo romeno Peca Stefan – que esteve em Florianópolis em fevereiro e março deste ano para realizar junto ao ERRO uma parte do processo de construção e ministrar um workshop para escritores – o concerto Geografia Inutil… busca refletir sobre a imagem de estereótipos culturais e o que existe por trás da chamada “identidade cultural” de cada país, abordando questões como globalização, geografia e política para reler alguns estereótipos que permeiam o imaginário comum de alguns países pesquisados durante o processo de criação do show.

Geografia Inutil… é também a primeira experiência do ERRO Grupo como banda. Todos os atores tocam instrumentos e cantam músicas compostas pelo próprio grupo e pelo dramaturgo Peca Stefan. Na ocasião, será lançado um álbum homônimo em vinil com tiragem de 500 cópias. O LP traz oito faixas cantadas em diferentes línguas e que será comercializado pelo grupo a R$ 20,00 no próprio show. O estilo adotado, de acordo com o crítico musical Paul S. Heritage, “é uma mistura da ginga brasileira com pitadas de influências internacionais”.

Geografia Inutil… e seu lançamento do LP fazem parte do projeto Brasil-Romênia: Bucareste-Florianópolis, vencedor do Edital Elisabete Anderle 2013.

 

SOBRE O PROJETO Brasil-Romênia: Bucareste-Florianópolis

Geografia Inutil… é o resultado do projeto Brasil-Romênia: Bucareste-Florianópolis, que consiste em um intercâmbio artístico entre ERRO Grupo e o dramaturgo romeno Peca Stefan, além de um intercâmbio cultural entre o Brasil e a Romênia mediado pelo ERRO e profissionais da cultura romena.

O projeto inicialmente explorou a cultura brasileira e a romena, mas ao longo de sua pesquisa procurou assimilar outras culturas circunscritas por outras línguas de origem latina, jogando com as semelhanças e as falsas semelhanças culturais e linguísticas, extrapolando e construindo outros significados para palavras em um mergulho fronteiriço no universo da construção cultural globalizada que valoriza cada cultura de acordo com seu potencial de consumo internacional.

Segundo o ERRO Grupo, Geografia Inutil… indica os pontos de intersecção entre os dois países e revela os estereótipos vendidos sobre a própria arte e cada um deles, questionando as formas de potencializar o mercado e a exploração turística de ambos: “A Romênia é vendida como o país de ciganos e o Drácula; a beleza escondida e inexplorada da Europa. O Brasil, como a terra do futebol, do samba, de praias, violência e roubo, onde até mesmo as pessoas pobres são felizes”, relata o ERRO.

Como referência para Geografia Inutil…, o ERRO e Peca Stefan se debruçaram em duas obras de Johan Huizinga: Homo Ludens (que já permeou outras obras do grupo) e O declínio da Idade Média, assim como entrevistas no momento inicial da pesquisa entre os profissionais brasileiros envolvidos no trabalho e o dramaturgo romeno sobre as visões e desejos que cada participante tinha de cada país desconhecido, além de textos de David Harvey, Guy Debord, Milton Santos, Edward Soja, Henri Lefebvre, Yves Lacoste e Michel Foucault.

 

O QUÊ:  Geografia Inutil… – show e lançamento do vinil homônimo da banda.

ONDE: Largo da Alfândega, Centro de Florianópolis.

QUANDO: 26 de maio de 2014, ao meio-dia (12h).

QUANTO: Gratuito.

 

Ficha Técnica

Criação: ERRO Grupo.
Atores, cantores e performers: Luana Raiter, Luiz Henrique Cudo, Pedro Bennaton, Sarah Ferreira.

Direção de arte: Luana Raiter.
Sonoplastia: João Garcia e Rodrigo Ramos.
Técnicos de som: João Garcia e Rodrigo Ramos.
Músico convidado: João Garcia.
Tradução: Luana Raiter, Pedro Bennaton e Peca Stefan.
Fotos: Leco Rezende.
Textos (capa, contra capa do LP e encarte): Pedro Bennaton.
Design gráfico: Leco Rezende.
Assessoria de Imprensa: Juliana Bassetti.
Produção: ERRO Grupo.
Texto: Peca Stefan.
Dramaturgia: Luana Raiter, Pedro Bennaton and Peca Stefan.
Concepção e direção: Pedro Bennaton.

 

10304355_758069997558905_6259904429152472625_n

ERRO_geografia_por_Leco_Resende_frutas

ERRO_geografia_por_Leco_Resende_porta