Categorias
Oficinas - Projetos
EM JOGO
Convocamos a todos os interessados a se inscreverem no 2º módulo do Curso-Trerreinamento que será realizado do dia 22 a 29/02/2016. Para inscrição é necessário enviar carta de intenção para o email erro@errogrupo.com.br.
PERSISTÊNCIA: ATIVIDADES DE FOMENTO LOCAL E MANUTENÇÃO DO ERRO GRUPO
Prêmio Catarinense de Teatro (edital Elisabete Anderle 2014)
Convocatória para o 2º módulo do Curso-Trerreinamento
ATUALIZAÇÃO
Segue a lista dos selecionados para o 2º módulo do Curso-Trerreinamento – Em jogo: situações de intervenção urbana. Tivemos que abrir 4 vagas além do limite, pois o número de inscrições excedeu a nossa expectativa. Encorajamos os interessados que não farão este 2º Módulo a se inscreverem nos próximos módulos que serão realizados em março e junho desse ano. Por fim, parabéns aos selecionados e até a semana que vem, em seguida enviaremos mais informações.
Selecionados:
- Agnaldo Aroldo Pereira
- Barbara Teles Cardoso
- Donnie Seabra
- Giórgio Zimann Gislon
- Lizandra Mendonça Flausino
- Lucas Gabriel Viapiana
- Marco Antonio Oliveira
- Milene Lopes Duenha
- Nathalie Soler
- Paloma Bianchi
- Rachel Seixas
- Renata Patrão
Convocamos interessados, afins, artistas, atores e performers, a se inscreverem para participar do 2º módulo do Curso-Trerreinamento, Em jogo: situações de intervenção urbana, do ERRO que será realizado do dia 22/02/16 a 29/02/16 no Centro de Florianópolis. Para inscrição é necessário enviar (breve) carta de intenção para o email erro@errogrupo.com.br. As vagas são limitadas, 15, portanto, se as inscrições excederem o limite de vagas, o grupo terá que fazer uma seleção dos participantes. Este segundo módulo do Curso-Trerreinamento é parte do projeto Persistência: atividades de fomento local e manutenção do ERRO Grupo contemplado pelo Prêmio Catarinense de Teatro (edital Elisabete Anderle 2014).
CURSO-TRERREINAMENTO
Módulo 2 – Em jogo: situações de intervenção urbana.
Os processos criativos do ERRO Grupo ocorrem através de situações de jogos entre os atores, a cidade e transeuntes. A partir de procedimentos estratégicos de ocupação, invasão, deslocamento e invisibilidade, ao longo de seus 15 anos de teatro de rua, intervenção urbana e performance, o ERRO desenvolveu uma prática que, por ter referência inicial na Internacional Situacionista e, posteriormente, em Johan Huinzinga e Roger Caillois, tem como base a construção de situações de jogos como processo criativo e também como possibilidade ação.
Este módulo do Curso-Trerreinamento, Em jogo: situações de intervenção urbana, surgiu da pesquisa do ERRO sobre a relação do jogo na sociedade contemporânea – assunto explorado em diversos trabalhos do grupo, como Buzkashi (2004), Formas de Brincar (2009) e HASARD (2012). Através das diferentes formas de jogo que o grupo propõe aos participantes durante o curso, as ações práticas e teóricas das aulas percorrem a cidade direcionando o participante a constantemente escolher posicionamentos para acompanhar o processo pedagógico proposto.
O ERRO, em seus jogos, estabelece elementos de seu trerreinamento para as propostas de seus trabalhos – como, por exemplo, a cartografia de lugares e poderes, a apropriação da arquitetura urbana específica, a abertura da participação das pessoas e do espaço em relação à obra artística, e o encontro com a possibilidade do acaso na experiência artística. Roger Caillois, teórico do jogo, estabeleceu categorias que abrangem as modalidades do ato de jogar, tais categorias são utilizadas para estruturar este curso e podem combinar-se em face da complexidade dos jogos propostos: competição (agon), encenação ou simulacro (mimicry), azar (alea) e vertigem (ilinx).
Tendo em vista que a regra é a base para todo jogo, o curso recorre a estruturas de jogos prévios já realizados pelo grupo na construção de situações, mas que são desdobrados em outros jogos como exercícios práticos e construção de ações junto aos participantes. O jogo, para o ERRO Grupo, se situa externamente ao mecanismo de controle e satisfação imediata dos desejos, pois tenta interromper este mecanismo insinuando-se como atividade temporária, como uma interrupção no cotidiano da cidade.
As inscrições deverão ser feitas através de email com carta de intenção para erro@errogrupo.com.br até dia 16/02/2016, pois o número de vagas é limitado, 15. O segundo módulo do Curso-Trerreinamento do ERRO Grupo tem duração de 32h e os participantes receberão certificado ao final. O curso ocorrerá entre os dias 22 a 29 de fevereiro de 2016, e os horários serão das 14h às 18h nos dias 22 ao 26 e 29, e das 20h às 23h59 nos dias 27 e 28 (sábado e domingo). Local: Senadinho, SEDE CIDADE-SEDE, esquina das ruas Trajano e Felipe Schmidt.